Diferentemente do método drop shipping, onde o fornecedor envia o produto diretamente para o cliente, no cross docking (que literalmente significa “atravessamento de docas”), assim que o cliente efetua uma compra no site, o lojista, que não possui produto em estoque, solicita que o fornecedor envie o produto para o seu centro de distribuição, onde ele não é estocado, mas sim conferido, embalado e enviado o mais rápido possível para o cliente.  Cross Docking

Vantagens

Necessidade de espaço: como a intenção é apenas receber os produtos do fornecedor no centro e distribuir o quanto antes, o espaço físico e demais aspectos necessários para manter um estoque é reduzido ao nível mínimo.

Obsolescência dos produtos: por não precisar de estocagem, o produto não corre o risco de ficar parado por um tempo demasiado até ser vendido. Não se tornando obsoleto ou saindo da validade.

Diminuição de furtos: devido ao mesmo aspecto, por não ficar muito tempo no centro de distribuição, o produto está menos sujeito a roubos e furtos.

Controle de entrega: como o lojista é o responsável pelo o envio dos produtos ao cliente, ele possui mais controle e segurança no serviço de entrega, se comparado à prática de dropshipping, onde o lojista não tem contato com a mercadoria.

Desvantagens

Falhas na comunicação: quando o cliente compra no site, o lojista ainda não possui o produto e só pode, de fato, realizar a venda ao acionar o seu fornecedor e adquirir a mercadoria. Desta forma, é preciso contar com uma eficiente sincronicidade na troca de informações entre toda a equipe envolvida. Qualquer falha de comunicação entre as empresas pode acarretar no não cumprimento do prazo estipulado e insatisfação do consumidor.

Processo complexo: mesmo propiciando muitos benefícios, a prática do cross docking é muito complexa e exige um grau de maturidade avançado entre clientes e fornecedores. O processo se torna eficaz quando os envolvidos conseguem coordenar a quantidade pedida no tempo exato. Contudo, para viabilizar todos os processos logísticos é necessário contar com a tecnologia correta.